terça-feira, 15 de janeiro de 2008

The Golden Age of Couture

O Victoria & Albert Museum acabou de apresentar uma das exposições mais badaladas do momento: "The Golden Age of Couture: Paris and London 1947 - 1957". Uma verdadeira celebração de uma das décadas mais importantes para a história da moda, que teve início com o New Look de Christian Dior.

Indo contra a austeridade dos anos de guerra, Dior chocou o mundo com um estilo que falava de luxo, opulência e prosperidade. Criticado pela ousadia e pelo excesso de tecido gasto nas saias rodadas, Dior comentou: "When hearts were light, mere fabrics could not weight the body down". Sábio Dior...

A exposição conta e documenta a história desse período através de cenários fantásticos. Dá para se sentir passeando pelas ruas de Paris e Londres, olhando as vitrines das maisons e se deliciando com os vestidos, lingeries e acessórios da época. Muito Balenciaga, Balmain,
Norman Hartnell, Givenchy e Dior, naturalmente!


Além disso, o museu apresenta uma belíssima coleção de bonecas do Théâtre de la Mode, criado pelos costureiros parisienses ao final da grande guerra, com cenários de Christian Bérard e Jean Cocteau. O Théâtre, criado para promover a moda fancesa e angariar fundos para as vítimas da guerra, era composto por 200 bonecas vestidas com a "última moda" da época e percorreu a Inglaterra, Escandinávia e Estados Unidos.


Além dos "evening and cocktail dresses" dos maiores designers da época, a exposição mostra ainda fotos, ilustrações, croquis e filmes de desfiles.

Ao final, uma pequena seleção de peças contemporâneas, da coleção Outuno/Inverno de 2005 e 2006 de John Galliano para Dior. Contornando a parede, uma enorme linha do tempo mostra a atuação dos costureiros a partir de 1947, a criação das maisons e a participação dos designers em outras grifes. Uma aula imperdível!

veja mais aqui

Nenhum comentário: