quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Joalheria dos Escravos

A Escola de Ourivesaria do Senai-RJ, em parceria com o Museu Imperial de Petrópolis, proporcionou a seus alunos e ex-alunos uma experiência inesquecível!
Em um workshop de preparação para a exposição “A Joalheria dos Escravos dos Séculos XVIII e XIX”, os participantes puderam ouvir uma palestra de Solange Godoy – autora do lindíssimo livro “O Círculo das Contas” - a respeito da joalheria crioula do Recôncavo Baiano”, dando um enfoque histórico totalmente novo à criação de jóias no Brasil

Além disso, o Museu abriu seu acervo permitindo que os participantes, sob a orientação de museólogos e professores da escola, tivessem a chance única de analisar em suas próprias mãos o trabalho delicado de quatro pulseiras de copo imponentes!

Para finalizar, foi realizada uma visita guiada à exposição de jóias permanente do Museu Imperial, onde puderam ver outros exemplares da joalheria colonial e imperial brasileira. Munidos dessas informações os participantes irão agora criar agora as jóias que serão expostas, na final de março, no Museu Imperial, dentro das comemorações dos 200 anos da vinda da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro.

Legenda: Livro “O Círculo das Contas”; organizadores do evento: Ana Videla do Senai-RJ, a historiadora Solange Godoy, o museólogo Maurício Vicente Ferreira Junior e a diretora Maria de Lourdes Parreiras Horta do Museu Imperial; alunos e professores analisando as peças do museu

Nenhum comentário: