quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Seminário de Cenários Futuros na PUC-Rio

Aconteceu nesta quarta-feira o 1º Seminário de Design/Trends Forecasts, organizado pelo Núcleo de Cenários Futuros da PUC-Rio.

O Núcleo é formado por um grupo de profissionais com diferentes formações e tem como um dos objetivos gerar estudos voltados para a orientação estratégica em produtos e serviços. Fazem parte da equipe, o coordenador Cláudio Magalhães, as professoras e pesquisadoras Aline Monçores, Cidda Siqueira, Flávia Mendonça e Julia Bonecker.

O evento, que foi um sucesso, teve platéia esgotada (180 participantes) e apresentou parte das pesquisas realizadas pela turma do curso Design/Trends Forecasts, do primeiro semestre deste ano.

A primeira apresentação falou sobre o BEHAGE, grupo que trata da ruptura com o tempo linear e já não se identifica com idades cronológicas. A idade já não é um agente identificador. O que fala mais alto é o comportamento e a atitude. E isso varia entre crianças extremamente maduras e adultos que se recusam a sair da adolescência.

Em seguida, o COOLLECTIVE apontou a crescente valorização de uma atitude ecológica "do bem", discreta, sem alardes. Cada um fazendo a sua parte e pensando no coletivo.

Por último, o DIFFOCASION tratou da turma que "cansou de ser comum" e sai em busca de experimentações, das mais simples às mais bizarras. Eles não "são", mas "estão" qualquer coisa, dependendo da vontade e do momento. É o diferente de ocasião.

Finalizando, uma mesa-redonda, formada pela antropóloga Mirian Goldenberg, por Dan Strougo, diretor de comunicação do escritório de design Índio da Costa, e por Ricardo Gonzalez, diretor da B3 Comunicação, discutiu as questões apresentadas pelos grupos, enriquecendo os conteúdos e ampliando ainda mais este universo nada simples da identificação de tendências.

As pesquisadoras Cidda Siqueira, Flávia Mendonça e Aline Monçores

Flávia Mendonça observa a platéia

Mesa-redonda: Cidda Siqueira, Dan Strougo, Mirian Goldenberg
Ricardo Gonzalez, Aline Monçores, Flávia Mendonça


Nenhum comentário: