quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Arte Popular do Pará

Além de sediar o Pólo Joalheiro, São José Liberto também abriga a Casa do Artesão. Escolhidas a dedo, as peças de artesanato expostas para a comercialização mostram o que há de melhor no artesanato do Pará.
Duas “técnicas” em particular me chamaram muito a atenção...
A primeira são peças esculpidas na polpa do miriti – palmeira muito comum nas áreas de várzea da Amazônia. Conhecido também por sua leveza, o miriti é usado para fabricação dos tradicionais brinquedos da Festa do Círio de Nazaré. Super-coloridos, os navios, casinhas, bichinhos, etc retratam o dia-a-dia do povo da região.

Abaixo podemos ver alguns desses brinquedos.
Ou, por exemplo o “Patinho do Círio”, esculpido pelo Sr. Josias (artesão independente) que quis representar nesse objeto o costume quase esquecido da compra, na cesta de palha, do pato para a preparação do tradicional prato paraense – servido no almoço do Círio.
Outra “técnica” interessante é a escultura em balata – um látex semelhante ao da seringueira – que pode ser moldada depois de colocada na água quente e com a qual são criadas pequenas esculturas que retratam a flora, a fauna e as lendas da região.

contato: comercial-igama@gmail.com

Nenhum comentário: