terça-feira, 6 de janeiro de 2009

AGORA É JOIA???

Entrou em vigor, no dia 1º de janeiro, a reforma ortográfica determinada pelo acordo firmado entre as oito nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A nova ortografia já vale para documentos oficiais e para a imprensa, mas até dezembro de 2012 serão consideradas corretas as duas formas ortográficas em concursos públicos e vestibulares.



Não se usa mais o trema em palavras da língua portuguesa. O alfabeto, com o acréscimo do K, W e Y, passa ter 26 letras.Há novas regras para uso do hífen e para a acentuação. Uma delas manda que não sejam mais acentuados os ditongos abertos éi e ói de palavras paroxítonas, como é o caso de ideia, estreia e joia. Pois é, joia, esta palavrinha que dá nome ao Portal e que escrevemos em quase todas as nossas matérias e posts, acaba de perder o acento. Porém, atenção: a pronúncia não se altera!



O leitor notará que o "JOIA BR" começou a adotar as novas regras em matérias publicadas a partir do dia 5 de janeiro, quando retornamos de nossas férias.

Escrever corretamente é dever de todos e fundamental para quem trabalha na área de comunicação!

2 comentários:

Carmen disse...

Mesmo sem o acento, o JOIA BR continua o máximo!
Ótimo 2009!

Re-sertório Joias Naturais disse...

RS! Valeu a dica!
E ótimo 2010!
;)