terça-feira, 21 de abril de 2009

Salvador Dalí em joias: "surreal"

Ainda falando em exposição, não dá para deixar de mencionar o trabalho apresentado pela empresa suiça I.A.R. Art Resources Ltda durante a Feira de Basel, uma verdadeira aula de arte e alta joalheria.
A exposição, intitulada Dalí Jeweled Sculpture, tratou do envolvimento de Salvador Dalí com o ouro e as joias, através de uma coleção de esculturas fantásticas, não só pelo seu caráter surrealista como pelo apuro técnico, riqueza e sofisticação dos detalhes.

Segundo consta no catálogo, Dalí considerava o ouro uma "celebração da alma e um signo de pureza", que ele usava em suas joias como "garantia de eternidade e uma oportunidade para entrar em harmonia com o Cosmos".

O envolvimento de Dalí com a joalheria aconteceu entre as décadas de 40 e 70, e suas joias ficaram conhecidas em todo o mundo.

A coleção apresentada pela I.A.R., que detém o direito de reprodução das peças, é composta por 23 esculturas com edição limitada. Em ouro 18 quilates e cobertas por diamantes, rubis, esmeraldas e safiras, as peças são baseadas na iconografia de Dalí e nas imagens surrealistas de suas esculturas e pinturas.

No meio de tantos stands, foi uma descoberta inestimável e um deleite para nós, apreciadores da arte da joalheria. Vejam que maravilha!


"Dance of Time II" - escultura do melted watch, representando a fluidez do tempo e a idéia daliniana de que o tempo não se movimenta, mas dança no ritmo do Universo.

"Space Venus" - escultura dividida em duas partes, revelando o "ovo", símbolo da vida, da renovação, da continuidade e do futuro.

"Triunphant Angel" - para Dalí, nada era mais estimulante do que a idéia de um anjo! Por volta do final da década de 40, quando ele começou a introduzir elementos de tempo, gravidade e transcendência em sua obra, os anjos tornaram-se também figuras recorrentes.

"Triunphant Elephant" - o elefante era para Dalí o símbolo do futuro e uma de suas imagens favoritas. Ao mesmo tempo robusto e frágil, o elefante simbolizava o contraste entre passado e modernidade.

"Unicorn" - criatura mítica, o unicórnio é símbolo de pureza. Através da imagem do chifre do unicórnio atravessando o coração, Dalí buscou retratar a pureza do amor.


Fotos: reprodução

Nenhum comentário: