sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fall 2009 – Milão

Começaram ontem os desfiles em Milão, com as grifes Moschino Cheap & Chic, Just Cavalli, Missoni e Emporio Armani. Mas só as duas últimas apresentaram acessórios que me chamaram a atenção.
Na Missoni, os “emaranhados” de correntinhas douradas sob as sobreposições de casacos, blazers e écharpes de tricô confirmavam a onda dourada, apresentada na coluna “Moda & Tendências” deste mês.




Já no desfile da Empório Armani, o que marcou foram os broches completando os looks “colegial-chic” do estilista, e... mostrando que os acessórios não têm idade.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Aprendendo com o passado

Fazer releituras de estilos que influenciaram a nossa cultura não é tão fácil quanto parece. Criar algo novo e diferente, que consiga nos remeter ao objeto ou a estética de onde veio a inspiração sem cair no óbvio e no banal, é tarefa para poucos. Por isso, quando vi o trabalho da designer de joias escocesa Marianne Anderson, fiquei maravilhada.
Usando prata oxidada, ouro, pérolas e granadas Marianne cria broches, anéis e colares que unem o antigo ao moderno em formas simples e únicas... e além de tudo são belíssimos!



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

É época de carnaval

Carnaval é folia, é brincadeira... e, Yunju Lee mostra com sua “unconventional jewellery” que esse espírito também pode ser levado para a joalheria.

Criando “joias de nariz” que lembram bigodes de leite, broches e pins que lembram beijos, manchas na camisa, etc, o designer - que se formou na St. Martins em Londres - foge do convencional com suas criações cheias de humor!

site: http://www.yunjulee.com

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fitas, fitas e mais fitas

O pessoal da Lazerian, um escritório de design inglês que pesquisa formas através da investigação de novos materiais e processos, conseguiu traduzir essa filosofia também para a “joalheria”.
Abusando das possibilidades formais que uma fita de polipropileno oferece, eles criaram lindos braceletes, mostrando que a partir da repetição de formas simples pode-se criar peças complexas e... belíssimas!
Imaginem só, essas fitas em ouro, prata e até mesmo cobre e latão...




site: www.www.lazerian.co.uk

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os sete pecados capitais

Em 2007, Karl Fritsch - usando esta mesma estética do exagero - criou uma coleção de anéis que traduzem os sete pecados capitais: "Invidia", "Superbia", "Gula", "Luxuria", "Ira", "Avaritia" e "Acedia".
Ou seja: inveja - com as cobras, soberba - a imagem superior no meio, gula - em camadas, luxuria - com o coral, ira - com o cristal de rocha, avareza - com as barras de ouro e preguiça - aquele que parece inacabado.
Confesso que, até hoje, esta foi para mim uma das melhores traduções deste tema.
Principalmente o da inveja... com o emaranhado de cobras sem cabeça, não acham?


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Exageros

Às vezes é através do “over” que se consegue colocar um tema em questão...
Os anéis do designer de jóias alemão Karl Fritsch fazem isso!
A sobreposição e repetição de elementos, unidos ao metal (prata ou ouro oxidados), criam uma estética única que, ao lado de um estranhamento inicial, levantam em mim uma questão: “Mas isso ainda é um anel só porque tem um aro?”




terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

+ Anéis

Outro trabalho interessante é o kit para anéis “Kurzum”, da designer de joias alemã Ursula Bonderer.
Usando apenas uma fita de borracha e uma “bailarina” folheada a ouro, Ursula nos mostra uma variedade de anéis que podem ser criados com esses elementos... Simples, bonito e diferente, não acham?



site: http://ubo-schmuck.net/

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O que é um anel?

Que designer e/ou autor de joias nunca se perguntou o que define uma peça:
Um anel é um aro em volta do(s) dedo(s)? É um enfeite ou adorno de mão? Pode subir pelo pulso ou aí se torna uma pulseira?
O trabalho da autora de jóias coreana Jay Song – que vive atualmente nos EUA -, confronta nossas certezas.
Inspirada na poesia das lanternas - muito presentes na cultura oriental -, Jay criou os “lantern rings” que aproveitam também o lado de baixo desta peça, sem se incomodar com a sua usabilidade.
Apesar do estranhamento inicial, a beleza das formas logo nos conquista, transformando o inesperado em uma simples pergunta: “Porque não pensei nisso”?


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Coração moderno

Será que não era preciso encontrar um novo modo para simbolizar os “nossos corações”, que correspondesse melhor à avalanche de informações do mundo atual?
Os designers holandeses Frank Tjepkema, Leonie Janssen, Marloes Pronk, do escritório Tjep – que fazem um trabalho maravilhoso com corte a laser –, criaram um broche que retrata bem essa confusão do nosso dia-a-dia.

Escrevendo “I love you” nas mais variadas formas, a peça criada em 2003 foi retrabalhada para melhorar a usabilidade e adequá-la à venda...

site:
http://www.tjep.com/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Amor à francesa

A maison de joias Boucheron também criou um pendente - Couer B - em formato de coração que é maravilhoso!
Je t’aime”, “love me”, “caresse”, “for ever”… tudo isso pode ser dito com uma simples joia de ouro e diamante.



site: https://fr.boucheron.com/

domingo, 1 de fevereiro de 2009

The Message is Love

Fevereiro começou... e a apesar de aqui no Brasil ser o mês do carnaval, no resto do mundo é o mês dos namorados.
Para quem quer mandar com suas joias e bijoux a mensagem mais “importante do mundo”, nada melhor do que aproveitar a época do Valentine’s Day, para abusar do romantismo e dos corações.
A grife americana Juicy Couture tem coração para todos os gostos: corações partidos, floridos, “cravados,” corações de princesa e até uma linda caixinha, para poder presentear o seu coração para alguém!



site: http://www.www.juicycouture.com/

Mensagem Alto Astral, bem carioca!

Durante o Fashion Rio, tive o prazer de me deliciar com as joias da Olendzki, em exposição no Fashion Business. A Olendzki, da dupla Éda e Nina, já foi notícia do JoiaBr. Por isso, quem quiser saber detalhes é só acessar aqui.

Interrompendo um pouquinho a brincadeira da Ida, mas ainda dentro do espírito "a joia como mensagem", essas são de pura poesia e muito alto astral! Afinal, a nova coleção da Olendzki
fala do Astral Carioca, daquele espírito alegre de quem consegue dar a volta por cima com muito bom humor.

São colares em madeira com mini esculturinhas em prata, que deixam a gente com vontade de ter um!