terça-feira, 12 de julho de 2011

Minha pedra é a ametista...

Os versos da canção "Bijuterias", de João Bosco, voltarão à cena a partir desta terça-feira. A música é (novamente) o tema de "O Astro", novela das 23h da TV Globo, remake da trama de Janete Clair exibida em 1977.

Na nova versão que começa hoje, o ator Rodrigo Lombardi será Herculano Quintanilha, um "vidente charlatão" que usará um turbante com uma enorme ametista. Para quem já é do ramo de joias, a pedra preciosa é velha conhecida, porém existem lendas e curiosidades (extraídas do arquivo do Portal Joia br) que achei interessante compartilhar aqui no Blog.

O turbante com a ametista: marca registrada do personagem
(Foto: O Astro/TV GLOBO)


 
 

Os gregos chamavam a pedra de AMETHYSTOS, que pode ser traduzido como  "não embriagado". Pertence à família do quartzo e sua cor está baseada em tons arroxeados. Era recomendada para a cura do alcoolismo, pois diziam que o seu uso tinha um efeito poderoso naqueles que abusavam da bebida. Essa idéia da sobriedade nos tempos antigos era bem curiosa: servia-se vinho em xícaras de ametista talhada. A cor púrpura reforçava naturalmente a cor do vinho, permitindo que os servos o aguassem ou mesmo servissem água pura aos amos - bêbados demais para perceber a diferença.
 

 
Todo o misticismo em torno das ametistas também foi tema do artigo que Marcia Pompei escreveu para o Joia br, na coluna Canal Esotérico, em outubro de 2007. (Veja aqui)
  
"De todas as gemas, a ametista era a favorita do período vitoriano, e era aceitável utilizá-la em joias nos últimos estágios de um luto, severamente observado durante esta época", nos conta Julieta Pedrosa em sua coluna sobre História da Joalheria (veja aqui)

Outra informação interessante é sobre a construção da Igreja São Gabriel, na cidade gaúcha de Ametista do Sul, que tem o seu interior revestido por 30 toneladas de ametistas doadas por garimpeiros. Além de decorar as paredes, as pedras foram utilizadas no sacrário, como moldura de imagens de santos, nos pedestais do altar e na pia batismal. A cidade, que integra o roteiro turístico de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul, possui as maiores jazidas de ametista do mundo e atrações turísticas como o Museu Ametista Parque e a Mina de Garimpo, com galerias subterrâneas. A Igreja foi inaugurada em 2008 e, é claro, foi notícia no Joia br! (clique aqui para ler)


Em suas várias tonalidades, as ametistas podem ser encontradas do lilás bem clarinho ao roxo, e ficam lindas em joias. Lembram do editorial de moda que fizemos? (Confira aqui )



Voltando ao título deste post: há alguns anos, fiz um curso de Aura-Soma, terapia holística baseada nas cores e cristais. O violeta está relacionado ao sétimo chakra, à cura espiritual, à transmutação de energias.
Na Aura-Soma, minha cor é a violeta/violeta. E minha pedra é a ametista!

* As fotos das lindas ametistas que ilustram este post são da Get Stones: http://www.getstones.com.br/


.

Nenhum comentário: