segunda-feira, 19 de março de 2012

Inspirações - Brasilidade

Desde que o tema do AuDITIONS Brasil 2012 foi anunciado, muita gente anda à procura de ideias pra criar sua joia e participar do concurso, que está aberto não somente a designers de joias, mas também a pessoas envolvidas com a criação e produção joalheira, profissionais e amadores, bem como estudantes de cursos de Design ou áreas afins.

Nossas belezas naturais, fauna e flora, com certeza, são fontes inesgotáveis de inspirações para o tema Brasilidade. Iconografias e objetos que carregam um significado cultural, também.
Aproveitando que hoje é comemorado o "Dia do Artesão" e também para dar uma ajudinha a quem busca inspiração, compartilhamos abaixo três videos que mostram o encontro de duas vertentes de arte brasileira, a popular e a cinética.

Os dois primeiros vídeos tratam da exposição "Máquinas Poéticas", realizada em 2011 no Rio de Janeiro, que promoveu o encontro de Abraham Palatnik - pioneiro da arte cinética no Brasil - com o mundo da arte popular brasileira, a partir da temática do movimento.



e o terceiro, sobre o mesmo tema, tem Villa Lobos na trilha sonora e belas imagens, inspiradoras!




>>> Para informações sobre o AuDITIONS Brasil 2012, clique aqui.

N.E.: Brasilidade não é uma repetição do tema "Raízes e Formas", proposto pelo concurso na edição de 2004. O que se pretende agora são criações que traduzam a essência dos valores e culturas de nosso País, mas com vistas ao futuro - uma joia brasileira, autêntica, para ser mostrada ao mundo. É bom lembrar que no ano que vem, às vésperas do Brasil sediar a Copa da FIFA, a coleção premiada será divulgada e exibida em vários locais.




Nenhum comentário: