segunda-feira, 11 de junho de 2012

E por falar em compromisso...

Uma lenda chinesa traz uma explicação bem curiosa sobre o motivo da aliança ser usada no dedo anular.

Segundo a lenda, os dedos da mão representam membros da família. Os polegares são os pais e os indicadores representam os irmãos. O dedo médio representa a própria pessoa. O dedo anular simboliza o cônjuge e o dedo mínimo representa os filhos.

Ao juntar as mãos como é mostrado no vídeo abaixo, todos os dedos podem se separar, exceto os anulares.



Então:
Polegares podem ser separados, pois você, ao casar, se separa de seus pais.
Os irmãos e os filhos um dia também vão se separar de você, pois terão suas próprias famílias. Assim, os indicadores e os dedos mínimos também podem se separar.
Porém os anulares não se separam, simbolizando que o casal deve se manter unido pra sempre.
É uma explicação bem bonitinha, os mais românticos adoram, mas é só uma lenda... ;-)

Alianças by Meister (fotos: divulgação)

Há outras crenças sobre as alianças. Em seu artigo "Quanta história num anel" (publicado no Portal Joia br em 2003), a professora de joalheria Marcia Pompei contou algumas curiosidades. Confiram um trechinho:


"O anel como símbolo de noivado e matrimônio surgiu entre os gregos e romanos, importado do costume hindu de usar um anel de casamento. A cultura romana acreditava que pelo quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, por isso este foi o dedo escolhido para o uso da aliança, costume que perdura até os nossos dias.

Em algumas regiões da Escócia, acreditava-se que se a mulher perdesse o anel de casamento poderia perder também seu marido.


A princípio, a aliança foi vista como um "certificado" da compra da noiva e também servia como aviso a outros pretendentes de que ela já não estava mais disponível. Um verdadeiro letreiro de "vendida". Aliás, a palavra inglesa wed (casar) origina-se do termo anglo-saxão para o penhor que ratifica uma promessa.

A partir do século IX, a Igreja cristã adotou a aliança como símbolo de fidelidade entre os cônjuges."

>>>Para ler todo o artigo, clique aqui 


Nenhum comentário: