quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Beleza rara


A alexandrita, a mais rara e valiosa variedade de crisoberilo, exibe as cores verde e vermelha, as mesmas da Rússia Imperial, e seu nome é uma homenagem ao czar Alexandre II.

Por ser uma das mais cobiçadas gemas, a alexandrita cerca-se de algumas lendas, e a mais conhecida diz que o czar teria condenado à morte um lapidário, depois que este lhe devolveu uma pedra de diferente cor da que lhe houvera sido confiada para lapidar.
Esta lenda surgiu porque a alexandrita apresenta um fenômeno óptico de mudança de cor, exibindo uma coloração verde a verde-azulada sob luz natural ou fluorescente e vermelho-púrpura, sob luz incandescente. (veja + sobre alexandritas aqui) 


O anel da foto abaixo, feito em platina com alexandrita (aprox 15.58 ct) de origem brasileira e diamantes, foi vendido por US$934 mil pela Christie's de Hong Kong,  em maio de 2012. A imagem mostra a variação de cor da gema (verde, quando exposta à luz do dia,  e vermelho-púrpura, sob luz incandescente). 



Já este outro anel, em ouro 18k oxidado, com alexandritas (ao centro, uma gema com efeito olho-de-gato em lapidação cabochão de aprox. 9.01 ct, circundada por outras em lapidação oval) e diamantes, será vendido em leilão pela Christie's Hong Kong no próximo dia 27 de novembro.
De acordo com o relatório do laboratório gemológico, a gema central é originária do Brasil e não há evidências de ter sido submetida a tratamento / melhoramento de cor.  Linda joia, não é mesmo? 



Nenhum comentário: