segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo!



Obrigado por acompanhar o Joia br durante 2012. Desejamos que o novo ano traga boas e preciosas notícias pra gente contar!
Até lá!
 


 
foto: brincos em ouro 18k e diamantes,  by Lulu Frost




Portal Joia br - www.joiabr.com.br 
Blog da Redação: joiabr.blogspot.com   

Joia br no Twitter: http://twitter.com/joiabr 
Joia br no Facebook: http://www.facebook.com/joiabr
Joia br no Google +: http://goo.gl/x9ClC

sábado, 29 de dezembro de 2012

Contando as horas para 2013...


Estamos em contagem regressiva para a virada do ano e, mesmo durante o recesso do Joia br, preparamos uma seleção de relógios luxuosos e exóticos. As peças, fabricadas pela norte-americana Zadora, trazem símbolos que podem funcionar como talismãs, e a gente conta os significados. Confira: 

Romã é símbolo de fartura e fertilidade. No Brasil, a tradição manda segurar três sementes da fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envoltas em papel branco. A "simpatia" é também praticada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

A abelha representa a eloquência, a poesia, o trabalho, a sabedoria e a imortalidade da alma.

A tartaruga é um dos símbolos mais antigos da Mãe Terra, significando nutrição e proteção.

A  joaninha é o símbolo da sorte e do amor. Diz a lenda que se uma joaninha pousar em você e depois voar, levará com ela suas aflições.

A caveira, motivo que dominou a moda em 2012 (e que aparece nas joias há centenas de anos), é um símbolo da efemeridade, e também de renovação. Usada como representação da expressão latina “memento mori" (lembre-se da morte), instiga a aproveitar a vida!



Cobras ou serpentes têm vários significados. Podem simbolizar a renovação e o renascimento, devido à troca de pele. São também símbolos de sabedoria, prudência, erotismo e sedução.  
Para a Astrologia Chinesa, 2013 será o Ano da Serpente (com início em 13 de fevereiro).



---> Veja aqui outras curiosidades e dicas preciosas para esta época de festas: http://bit.ly/VaXanL

sábado, 22 de dezembro de 2012

Joias: Natal, vitrines e campanhas


Falta muito pouco pro Natal e eu não poderia deixar de comentar sobre as vitrines e campanhas que grandes maisons de joalheria promoveram este ano.


A Tiffany, como sempre, apostou no romantismo. O vídeo tem clima retrô:


E também caprichou nas vitrines! Que sonho!



Lindas e mágicas vitrines de Natal também na Van Cleef & Arpels. Bravo!




A Bulgari decorou a fachada de suas lojas em Nova York e Tóquio com uma imensa serpente - ícone da joalheria. O vídeo mostra o making of:



A Dior ganhou pop up store na loja de departamentos Printemps, em Paris. Confiram:


E, enquanto a gente celebra a chegada do verão aqui no Brasil, a campanha de Natal da Cartier tem a neve como cenário para suas panterinhas e joias. O vídeo é lindo, de arrancar suspiros!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Que seja o início...


21-12-2012: uma sequência interessante de números e a data marcada por alguns para o mundo se acabar. Tudo porque especulações sobre uma profecia Maia se espalharam pelos quatro cantos do planeta. 

Uma inscrição do Monumento 6, uma pedra encontrada nas ruínas da cidade de Tortuguero, no sul do México, apresenta a data com um final de um ciclo - mas deu margem a interpretações de que seria um anúncio do final dos tempos.




Então cabe aqui a explicação: "a civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana e algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala usavam um sistema de calendários e almanaques distintos. Estes calendários, quando sincronizados e interligados, dão origem a ciclos adicionais mais extensos" (wikipedia).
Os Maias  criaram um sistema de contagem de tempo com base vigesimal, onde  ciclos eram representados por uma combinação de glifos (logogramas) e números.
Ciclos!



Como disse bem disse o compositor Assis Valente, "quem acreditou na conversa mole viu que o mundo não se acabou"...
e o que a gente realmente espera é que tenha se iniciado um novo ciclo -  de paz, progresso e solidariedade. ;-)

--------------------------------------------
As peças que ilustram este post foram criadas por Jim Lutz, do Texas, e são baseadas nos glifos utilizados pelo povo Maia. São pingentes, pulseiras, anéis, braceletes e brincos que expressam desde datas de nascimento e casamento até  nomes, podendo servir ainda como talismãs. As joias são feitas em prata ou ouro e também com pedras preciosas, principalmente jade e turquesa, duas gemas reverenciadas pelos Maias.

Porém, o mais interessante, é que parte da renda obtida com a venda é repassada para a Plenty International, uma ONG que atua na Guatemala auxiliando centenas de crianças carentes e suas famílias. Bom exemplo para um novo começo de era!




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Catálogo premiado


Pela elaboração do catálogo comemorativo de dez anos de trabalho da designer de joias Emar Batalha, Marcelo Lopes conquistou a Prata na categoria Design Corporativo do Prêmio Colunistas 2012.  
 
 
O catálogo, que também fez as vezes de convite para a festa que celebrou  uma década de atuação de Emar Batalha na área da joalheria, ganhou embalagem de madeira (revestimento em imbuia). A caixa foi dividida em duas bandejas, em referência às bandejas onde são colocadas as joias para demonstração ao cliente, prática comum em joalherias, e também para ser visto em duas etapas, já que uma joia para se materializar passa pelo processo da criação e depois pela produção.
Na primeira divisão da caixa foram colocados 10 croquis de joias e o convite em papel vegetal. Já o segundo pavimento guardava o catálogo "Narrativa visual", que traz imagens de peças criadas pela joalheira capixaba nestes 10 anos.



O trabalho leva a marca registrada das criações de Marcelo Lopes: a proposta do lúdico, do sensorial e da interatividade. A capa foi revestida com papel com textura que remetia à pele de um animal e algumas páginas vieram com dobras, que ao  serem levantadas, exibiam poemas.  Quem já teve a oportunidade de folhear o livro Krystallos (veja aqui), que tem projeto gráfico de Marcelo, sabe do que estou falando.


 
O prêmio vem se somar a vários outros recebidos em 2012 e em anos anteriores - aqui e no exterior. Publicitário e designer gráfico,   Marcelo traz no currículo vários trabalhos para  joalheiros e galerias de arte do Brasil. Ah, e ele também  foi premiado em concurso de design de joias (veja aqui). Que talento! 


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cursos de férias


Para quem quer iniciar uma carreira no mundo das joias, uma boa opção são os cursos no período de férias.
Em São Paulo, a Escola de Joalheria e Design Espaço Mix oferece opções de cursos sequenciais em Design de joias, Joalheira Artesanal e Rhinoceros (com plano de descontos!), além de outros intensivos, nos meses de janeiro e fevereiro.
 
A escola fica no bairro de Vila Mariana e já está com matrículas abertas. Clique no folder e confira a programação: 

 
 
A Escola Espaço Mix, dirigida pelas experientes designers e professoras Patrícia Peixe (veja aqui) e Bianne Motta, é parceira e apoiadora do Portal Joia br há muitos anos.  Visite o site: www.atelieespacomix.com.br 



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Brilhantes!


Neste finalzinho de ano, a concept store Swarovski Crystallized de Nova York exibe cinco trabalhos inéditos de Cimon, artista baseado na Big Apple e famoso por suas esculturas com LEGO ®.
As peças (que trazem o brilho de 
milhares de cristais Swarovski) fazem parte da série "Little Love Stories", criada por Cimon, e estão sendo apresentadas na vitrine da loja como brinquedos preciosos, em meio a presentes e bijoux sob uma árvore de Natal. 






As inspirações são um mix de sonho, romance e diversão.Tem um galeão em prata com 3.400 cristais, trenzinho e carrossel, um "Fusca" conversível e até sapatinhos de cristal, pra princesa nenhuma botar defeito.











As esculturas ficam em exposição até o dia 26 de dezembro e depois serão colocadas à venda. Os preços, por questão de segurança, somente serão informados sob consulta.  





quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer e as joias


Com traços ousados e o gosto pelas curvas livres e contornos sensuais, Oscar Niemeyer se tornou um dos nomes mais famosos da arquitetura moderna.


Sua obra, reconhecida internacionalmente, inspirou (e, com certeza, irá continuar a inspirar) criações das mais diversas áreas, incluindo a joalheria e a relojoaria. 




Exemplos são vários (veja aqui) e, se fosse falar sobre todas as peças, este post ficaria enorme. Mas vale citar um trabalho marcante: joias que nasceram dos desenhos que Niemeyer criou.



 
Em 2008, às vésperas de completar 101 anos de idade, o arquiteto aprovou pessoalmente e imprimiu sua assinatura (O.N.) a uma coleção de joias criada pela H.Stern em sua homenagem, a partir de seus próprios croquis. 
Os designers da joalheria buscaram inspiração no elemento primário da obra de Niemeyer: a linha essencial de seu desenho livre e natural, capaz de transformar traços aparentemente despretensiosos em construções emblemáticas como os conjuntos arquitetônicos de Brasília, da Pampulha - em Belo Horizonte, o edifício Copan e os prédios do Parque Ibirapuera - em São Paulo, ou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.


o croqui de Niemeyer e os anéis Pampulha, da H.Stern, em ouro e diamantes


George Israel e Carlinhos Brown também prestaram homenagem a Oscar Niemeyer, com uma canção  composta especialmente para o lançamento da coleção de joias da H.Stern. A música virou trilha sonora de uma animação digitalizada dos croquis, dirigida por Andrés Lieban.


video


Linhameyer


linha da vida minha / linha da boa vista / linha riscando o riso / linha inventando o mundo
linha de mel / pão de açúcar 

são linhas juntas / dá pra pescar do céu 

linha que entorta as curvas / há de torcer as retas 

há de entornar a lua / linha que ensina os olhos 

chá de beber a chuva / linha de anel 

som do papel / pra iluminar você 

tudo que não dá no mundo /se inventa e passa a ter 

há de ter doçura / há de ter verdade 

há de ter você / ar que ter ternura 
há que ter verdade / há de ter você

-----------------


Oscar Niemeyer
(Rio de Janeiro, 15/12/1907 — Rio de Janeiro, 05/12/2012)


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Obra de arte!


A partir da próxima quinta-feira,  6 de dezembro, o Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington (EUA), passa a exibir em caráter permanente a escultura Dom Pedro, um obelisco de água-marinha (de origem brasileira) lapidada pelo alemão Bernd Munsteiner.

Dom Pedro, a maior peça de água-marinha lapidada e polida do mundo, foi cortada de um cristal único de berilo por Munsteiner, em 1992, na cidade de Idar-Oberstein, na Alemanha.

Considerado um dos maiores artistas lapidários do mundo, Bernd  Munsteiner combina métodos tradicionais com modernas formas dinâmicas para criar esculturas de pedras preciosas. Munsteiner nasceu em uma família de lapidários, e seu trabalho é uma arte passada de geração em geração. Ele estudou na Escola de Design de Phorzheim, onde se formou como designer de pedras preciosas e joias. Sua técnica de lapidação, conhecida como "Fantasy Cut", inspirou a joalheria contemporânea e seu estilo inovador é exemplificado no obelisco Dom Pedro. Ele passou quatro meses estudando a gema e demorou outros seis para lapidar e polir.

O obelisco Dom Pedro mede cerca de 35 cm de altura e pesa 10.395 quilates. Tem cortes feitos em baixo-relevo dentro da gema, para criar um efeito especial - técnica desenvolvida e consagrada por Munsteiner, que faz com que seja uma peça de arte única!


O cristal berilo azul natural original, que pesava cerca de 60 libras (aprox. 25,875 quilos), media 59 cm de altura antes do corte e foi extraído de um pegmatito localizado em Minas Gerais. O nome é uma homenagem aos dois imperadores do Brasil: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Recentemente, a escultura foi doada ao Smithsonian pelo casal de colecionadores norte-americanos Jane Mitchell e Bland Jeffery. Agora, "Dom Pedro" ficará em exposição no mesmo hall onde está o lendário diamante Hope (veja aqui)  e também outras joias fabulosas, como os brincos da rainha Maria Antonieta.  Bons motivos pra uma visita ao museu, não é mesmo?

O diamante Hope e os brincos de Maria Antonieta