segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Crowd commerce

Uma nova proposta de negócio será lançada esta semana, e acho bacana compartilhar com vocês. É o Joias Co., um e-commerce de joias, que irá produzir e vender coleções próprias, desenvolvidas com a colaboração de vários profissionais. 

À frente do projeto, que conta com a parceria do Istituto Europeo di Design (IED São Paulo), estão a publicitária Marina Proença - especialista em e-commerce com experiência em grandes empresas, Mariana Furlanetto - designer industrial por formação, com experiência em criação de joias e gestão de produção joalheira e Priscila Oliveira, que coordenará a parte de Marketing.

Conversei com Marina, que me explicou os detalhes do negócio. A ideia inicial é convocar designers de todo o Brasil para participar. A cada coleção, será estipulado um briefing  e os designers enviam seus desenhos. Entre eles, serão escolhidos os que mais se adequam à produção e disponibilizados para votação pública no site do Joias.Co, com ampla divulgação nas redes sociais. 

Acabado o prazo da votação, o mix de produtos a ser fabricado, com quantidade entre 8 e 15 peças, será composto pelos itens com maior número de votos. Na fase de produção, toda a responsabilidade pelo processo e o investimento para confecção das peças fica por conta do Joias Co. 

Do mesmo modo, na etapa de vendas, o esforço de marketing da marca é que vai colocar as peças “na vitrine virtual”, sempre dando créditos ao idealizador dos acessórios, que receberá 10% sobre o preço de venda sempre que uma peça que assinou for comercializada. O Joias Co. terá direito de usar a imagem das peças e do nome do designer para publicidade e vendas. Um ponto muito importante é que o direito autoral sobre a peça permanece com o designer.

A primeira coleção será composta por joias folheadas (para as próximas poderão ser programadas algumas linhas com prata e ouro), e o lançamento do briefing* acontece na próxima quarta-feira, 28 de agosto, na sede do IED (Rua Maranhão, 617 / 1º andar - Higienópolis). Quem não morar em São Paulo ou, por algum outro motivo, não puder comparecer, receberá as informações por e-mail, basta preencher o cadastro no site: http://home.joiasco.com.br

* O briefing da primeira campanha será entregue por Janiene Santos, coordenadora dos cursos de Produção Joalheira e Design de Joias e Acessórios no IED São Paulo, e autora de um livro sobre tendências (veja aqui)

Vamos torcer para que seja um sucesso! ;-)




Nenhum comentário: