sábado, 30 de março de 2013

Ovos de Páscoa


O ovo simboliza o início da vida e a tradição de presentear com ele é  antiga, bem antes do nascimento de Jesus. 

Os persas acreditavam que a Terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Os chineses distribuíam ovos coloridos na primavera, como referência à renovação da vida. 

Os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição. Das tradições da Europa Oriental, o hábito passou aos demais países. O rei inglês Eduardo I oferecia ovos banhados a ouro aos súditos preferidos. Luís XIV de França os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo surpresas. Essas tradições inspiraram também Peter Carl Fabergé na criação dos famosos e valiosos Ovos de Páscoa Imperiais (veja mais sobre eles aqui: http://bit.ly/h5zqGD).



"A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma, mas a versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar". (fonte: portaldafamilia.org) 

Ovos de chocolate são hoje alvo do mercado de produtos de luxo, e novidade é o que não falta!


O Ovo Collection, da Kopenhagen, vem recheado com bombons nos sabores Cherry Brandy, mini Lajotinha, Língua de Gato e Chumbinho. A  embalagem de veludo é cravejada de cristais Swarovski.


O ovo de chocolate Wonka® vem adornado com ouro comestível (23k). 

E o ovo de chocolate mais caro do mundo*, decorado com folhas de ouro:


*O Joia br falou sobre ele aqui: http://www.joiabr.com.br/noticias/n050412a.html 

fotos: divulgação

quinta-feira, 28 de março de 2013

Tributo à igualdade


Um sinal matemático (igualdade) virou nesta semana um viral da campanha pelo casamento gay nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que a Suprema Corte daquele país delibera sobre o assunto. O símbolo foi adotado como foto de perfil no Twitter e no Facebook por muita gente que apoia a campanha. Acredito que vocês devem ter visto vários, não é mesmo?
O símbolo foi lançado pela Human Rights Campaign, uma das maiores defensoras do casamento gay nos Estados Unidos


Imaginação é o que não falta para dar apoio à campanha, e várias marcas já fizeram versões do símbolo em defesa da causa. Esta que mostramos abaixo é  uma versão "joia".

A imagem foi criada pelo brasileiro Luiz Guilherme Christo Kiffer (ou Christo Kiffer, como é conhecido no mundo da joalheria), que dá sua contribuição à divulgação da campanha pelo casamento civil igualitário.
Ideia bacana que merece ser compartilhada! 



Ouro e pedras preciosas para simbolizar a igualdade

Christo Kiffer foi destaque na seção Joalheria de Arte do Portal Joia br em janeiro de 2001 (veja aqui: www.joiabr.com.br/designer/ck.html).

Ele se mudou para os EUA há alguns anos, onde se estabeleceu, teve criações premiadas e continua fazendo o maior sucesso por lá. 


segunda-feira, 25 de março de 2013

Na mídia


A edição de fevereiro/março da revista italiana 18 Karati traz uma matéria especial sobre a designer carioca Luciana Preuss.


 
A reportagem de duas páginas, na seção Progetti Italian Style - que destaca trabalhos de designers italianos e estrangeiros, traça o perfil profissional de Luciana, aborda as premiações recebidas por ela em vários concursos de design de joias, além de falar sobre seu trabalho como professora.



Formada em desenho industrial e Mestre em Design pela PUC-RJ, a brasileira atuou como designer na Amsterdam Sauer e DeLamour, entre outras empresas do setor joalheiro do Rio de Janeiro.


Brincos Bambu, design inspirado no movimento dos bambus ao vento. A joia foi patrocinada pela Arrigoni e faz parte da coleção premiada AuDITIONS Brasil 2002 (na primeira edição do concurso de design de joias em ouro promovido pela mineradora AngloGold Ashanti no Brasil que, na época, tinha o nome de Designer Fórum AngloGold)
 
Luciana deu aulas de Técnicas de Representação na Pós Graduação em Design de Joias da PUC-Rio, de Ilustração de Joias na Graduação em Desenho Industrial da PUC-Rio, no Senac-Rio, e na Graduação em Design de Joias da Universidade Veiga de Almeida - RJ. Atualmente ministra cursos de Design e Ilustração de Joias em seu atelier, no Rio.

Na imagem abaixo, o  colar Cobra, que figura no catálogo Gem Visions 2006, da  Signity...


... e  aqui outras joias criadas por Luciana. Talentosa, não concordam?

sábado, 23 de março de 2013

Parceria preciosa


Esta semana foi dedicada à moda, ficamos de olho nos desfiles da São Paulo Fashion Week, que encerrou ontem a temporada verão 2013/14 (veja aqui) e selecionamos os destaques em acessórios nas passarelas (clique aqui e confira o álbum na fan page do Joia br no Facebook).

Em Paris, onde a fashion week aconteceu entre o final de fevereiro e o comecinho de março, o desfile de Manish Arora foi um dos que mereceram nossa atenção. O estilista indiano, conhecido por sua moda super colorida, apresentou a segunda coleção em colaboração com a grife de joias Amrapali, também indiana. Para a primavera/verão 2013, as criações (colares, brincos, pulseiras, anéis e acessórios de cabelo e de mão) trazem tons vibrantes e foram inspiradas em desenhos de arquivos da Amrapali. 





Para o outono/inverno 2013/2014, a nova coleção (anéis, braceletes, brincos, adornos de cabeça, argolas de nariz e colares) traz um mix do tradicional artesanato da Índia com a joalheria contemporânea e a modernidade do país. A paleta de cores é mais sóbria, mas a exuberância das peças continua a mesma.




Nos arquivos do Joia br:
- Em 2009, Manish Arora desenvolveu uma linha de relógios para a Swatch (www.joiabr.com.br/noticias/n180609b.html), estão lembrados?
- As joias da  Amrapali são produzidas artesanalmente em Jaipur, segundo técnicas utilizadas pelos antigos ourives indianos. Em 2009, o Joia br também falou sobre a grife (veja aqui), que continua a fazer sucesso nos mais badalados red carpets de eventos internacionais.



fotos: Amrapali / Manish Arora
edição de imagens (joiabr)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vamos brindar?


Hoje é aniversário do Joia br, um dia pra lá de especial !

Primeiro portal brasileiro de informações sobre o setor joalheiro, líder de audiência entre a mídia especializada, pioneiro nas redes sociais, o Portal Joia br completa hoje 13 anos on line
Também comemoramos em março os 6 anos do nosso Blog da Redação.

O brinde é virtual, mas à altura das preciosidades que compartilhamos todos os dias com vocês.
Cheers! Salute! Prost! Salud! Santé! Saúde!

espumante pinot blanc com flocos de ouro 22k
e bolo coberto com folhas de ouro 24k comestível



quarta-feira, 13 de março de 2013

Esmeraldas!


Desde que o verde-esmeralda foi escolhido pelo Instituto Pantone como a cor de 2013, a preciosa gema que dá o nome à tonalidade tem ganhado destaque nos editoriais de moda. Mas o fato é que as esmeraldas vêm, há muito tempo, conquistando fãs por todo o mundo. 

Neste vídeo, Rahul Kadakia, responsável pela área de joalheria da Christie’s nas Américas e Suíça, aborda a importância das esmeraldas através da história - de Cleópatra a Angelina Jolie e Beyoncé.
Confira o vídeo! É bem interessante e mostra joias maravilhosas!




---> Confira também o editorial de moda do Joia br :  http://www.joiabr.com.br/moda/mt1212c.html

segunda-feira, 11 de março de 2013

Leveza




Esferas de ouro rosa e ouro branco (polidas à mão) dão forma a anéis, brincos e pulseiras da coleção Perlée, da Van Cleef & Arpels  - joias  para serem misturadas e combinadas à vontade. 



A coleção Perlée é sofisticada - como são as criações da Van Cleef & Arpels, mas também revela o espírito leve e divertido da maison:


video

Van Cleef and Arpels - Perlée
Direção de Thierry Van Biesen / Produzido por by Anita Kitchen e Moonweasel
Efeitos especiais: Alexandre Dachkevitch / Diretor de fotografia: Christophe Guyon
Editor: Syrie Moskowitz / Make Up: Frederique Van Espen


sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres


8 de março -  Dia Internacional da Mulher 



fotos: berloques da linha Life, by Vivara (www.vivara.com.br

terça-feira, 5 de março de 2013

Moda que vai e volta


Um dos assuntos mais comentados sobre o Red Carpet do Oscar 2013 foram os colares de Jennifer Lawrence e de Anne Hathaway, usados invertidos (veja aqui).

Muita gente pensa ser novidade, mas o truque de styling com as joias vem sendo usado desde o final da década de 20 - quando a moda pedia cabelos curtinhos, e também para dar destaque aos looks com decotes que deixam as costas descobertas. 





Vejam estes colares "Atitude" da Vianna Brasil, em ouro 18k com quartzos em diferentes lapidações. Usados assim deixam o visual poderoso e único! A foto é da campanha 2010 da joalheria...





Para acompanhar um longo colar jogado sobre as costas, basta um belo par de brincos e um anel, como estes da Coleção Essencial, também da Vianna. Que tal a ideia?



segunda-feira, 4 de março de 2013

Na Feninjer...

O Joia br encontrou Tainá Müller, em visita ao stand da Seven na 56ª edição da Feninjer, semana passada, em São Paulo. Ela experimentou várias peças e escolheu uma aliança em ouro amarelo 18k com diamante carré - com design moderno, já de olho em seu próximo trabalho na TV Globo. Em “Flor do Caribe”, novela das 18h que estreia dia 11 de março, a atriz interpreta a personagem Ludmila, uma jovem formada em moda e envolvida com design de joias.




---> Confira as novidades da Seven apresentadas durante a Feninjer, que o Joia br divulgou com exclusividade (preview): www.joiabr.com.br/noticias/n260213a.html