sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Joalheria artística

Para quem procura adornos diferentes e inovadores, as criações de Daniel Vior são uma festa para os olhos. Com mais duas décadas de experiência como autor de joias e designer, o espanhol busca sua inspirações em sua cidade natal, Barcelona, onde mantém seu atelier.


 
Seu metal preferido é a prata (925), que pode ser trabalhada com cobertura de ródio e platina através de galvanização (o que aumenta sua resistência e também retarda o processo de oxidação) ou banhada a ouro 22 k, mas ele também usa em suas joias o ouro 750.

Além de criar incríveis texturas no metal, Daniel decora suas joias com esmaltes coloridos e gemas naturais, como ametistas, citrinos, turmalinas, calcedônias, rodolitas e pérolas, entre outras. Ocasionalmente, usa materiais artificiais, como murano, opala sintética e, por convicções ecológicas, coral reconstituído.


 

Na criação e confecção artesanal das peças, Daniel aplica seus conhecimentos de joalheria tradicional junto a técnicas próprias. Seu processo criativo começa pelo conceito: faz um desenho padrão, que mais tarde será desenvolvido e adaptado de acordo com sua função, seja para um anel, colar ou brincos. O resultado são joias contemporâneas e atraentes, com formas orgânicas, geométricas e tridimensionais. Obras de arte para se vestir!








Nenhum comentário: