quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Anéis de grau

A novela Império não somente está colocando em foco as joias e os diamantes, mas também está divulgando técnicas e resgatando alguns ícones da joalheria. Além da trama abordar o garimpo de diamantes e de ter uma personagem que é designer de joias (e desenvolve suas criações através de softwares 3D), o anel do Comendador criado pelo designer Cassio Orrico, que a gente mostrou em primeira mão aqui no Blog, está fazendo sucesso. A peça já é um dos itens mais solicitados pelo público na Central de Atendimento ao Telespectador da TV Globo.

Cena exibida no capítulo de 4 de agosto, quando o comendador José Alfredo parabeniza a filha Maria Clara pela coleção de joias, e diz que ela irá ganhar "todos os prêmios de design de joias do mundo" (sic). Vejam a tela do computador exibindo os projetos... 


O anel do Comendador: primeiro lugar, na semana passada, entre os acessórios mais pedidos pelo público no CAT da Globo 

Cassio Orrico também assina dois anéis de grau que aparecem no figurino da novela. Um deles é uma versão moderna do anel de formatura de Administração de Empresas, usado por José Pedro (personagem de Caio Blat). O segundo, bem clássico, foi criado para o personagem Merival Porto (Roberto Pirilo), que é o advogado da família. 




As pedras preciosas seguem a correspondência com as profissões: safira para o primeiro e rubi para o outro. A safira (azul) é conhecida como pedra da sabedoria e da organização. O rubi, por sua cor vermelha, representa o dom da palavra, escrita e falada.  

Anéis de formatura, ou de grau, simbolizam um rito de passagem, assim como batismo, primeira comunhão, 15 anos, primeiro emprego, noivado e casamento - conquistas e momentos importantes que podem e devem ser eternizados por uma joia. É muito bom ver esta tradição ganhando repercussão em uma novela no horário nobre. ;-) 

Nenhum comentário: