terça-feira, 10 de novembro de 2015

Joia portuguesa, com certeza!

Entre as várias técnicas de ourivesaria, uma das que mais me encanta é a filigrana (técnica decorativa onde finos fios e bolinhas de metal são soldados de forma a compor um desenho). 



Conhecida desde a antiguidade, a filigrana aparece em diversas culturas ao longo do tempo (um dos temas da coluna de Julieta Pedrosa  - clique aqui para ver), mas hoje é mais lembrada pelas joias produzidas no Norte de Portugal (como nos fala Karina Achoa – veja aqui).  

Há alguns anos, tive a oportunidade de encontrar vários fabricantes em uma feira de joias na cidade do Porto e pude ver de perto verdadeiras obras de arte. Fiquei sabendo também, nas conversas que tive, um pouco da rica história da ourivesaria portuguesa - um aprendizado e tanto!

Hoje quero compartilhar com vocês o trailer de “Ouro de Lei, histórias do ouro popular português”. O filme de Carlos Eduardo Viana foi produzido pela Associação Ao Norte para o Museu do Traje de Viana do Castelo e transmitido, em novembro de 2013, pelo canal de TV  RTP2, de Portugal.
O documentário aborda a importância das peças tradicionais de ouro na cultura popular, a utilização como ornamento ou como moeda de troca nas operações de compra e venda, o seu simbolismo e fonte de inspiração na criação de joias contemporâneas. A fabricação artesanal de algumas peças (incluindo o trabalho de filigrana) é registrada no trabalho minucioso de artesãos de Póvoa de Lanhoso e de Gondomar.
Aperte o play:




vídeo disponibilizado pela Ao Norte


Não sendo possível conferir o documentário na íntegra, pesquisei na Web e encontrei outro filme do diretor, de 2007: “O Ouro Tradicional de Viana do Castelo”. Se quiserem saber mais sobre a história da ourivesaria portuguesa, acessem o vídeo aquiVale muito assistir!



P.S.: No Brasil, em 2012 , foi lançado o livro "Filigrana - História e técnica", de autoria de Thais Guarnieri e Mariana Ribeiro, com um primoroso trabalho de pesquisa (saiba mais aqui)

Nenhum comentário: