quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Perfeição em detalhes

Em 2014, o Joia br falou sobre a 27ª edição da Bienal dos Antiquários de Paris. Na matéria, que pode ser visualizada aqui, citamos joias criadas pela Chaumet especialmente para o evento: a coleção de alta joalheria “Lumières d’Eau”, que tem como inspiração a água, em suas múltiplas formas.

A coleção foi dividida em 12 conjuntos, cada qual dando destaque a uma determinada gema preciosa.  Abysses é um deles e traz como elemento principal a tanzanita - gema preciosa associada ao mês de dezembro (birthstone).

Graças a um ótimo material de divulgação disponibilizado pela maison, posso mostrar a vocês em detalhes duas joias deste conjunto, um anel e um colar. Há também brincos, que podem ser vistos no filme que está ao final deste post

A inspiração desta linha vem das profundezas do oceano, onde se revelam tesouros de tanzanitas. As raras gemas de cor azul-violeta esbanjam brilho, e aparecem acompanhadas por lápis-lazúli, espinélios, safiras e diamantes.

O anel é feito com ouro branco, diamantes, safiras, lápis-lazúli e tem ao centro uma tanzanita de 16,50 quilates.

clique na imagem para ampliar

Também em ouro branco, o colar longo traz uma tanzanita de 42,64 quilates, diamantes, contas de lápis-lazúli e espinélios, além de três safiras (uma do Ceilão, de 4,26 ct, e duas de Madagascar - 4,70 ct e 5,13 ct).

clique na imagem para ampliar


Making of

Essas maravilhosas criações demandam centenas de horas de trabalho para sua execução, desde o desenho e a escolha das gemas até o último detalhe de acabamento. Como justifica a Chaumet, "é preciso tempo para alcançar a perfeição".

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar


"A água é um céu invertido onde as estrelas assumem uma nova vida."
(Gaston Bachelard)




Fotos e vídeo: cortesia Chaumet